As Novas Doenças da Alma
- Luiz Carlos da Silva
- 22 de jan. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 24 de jan. de 2020
Julia Kristeva, Psicanalista e Professora da Universidade de Paris, é a autora de vários livros, mas um deles era muito esperado no nosso mercado, As novas doenças da alma.

Muito esperado pelo meio Psicanalítico, este livro nos coloca em contato com a inquietude do homem nestes novos tempos de pós - modernidade.
Segundo a autora o homem moderno não mais tem capacidade de se reconhecer, pois, é vítima e habitante de um espaço fragmentado. Escravo do jogo executivo de ganhar, gastar, consumir e perder ele é portador de um nível de estresse que o impede de se reconhecer, de ter uma vida interior, psíquica.
A autora , relata numa entrevista, que milhares de pessoas compram seu livro, mas não mais conseguem o ler, muito menos ter concentração para entender o seu conteúdo. A nossa realidade, baseada no consumo exagerado de imagens, produz uma redução e atrofia da vida psíquica.
O homem moderno está perdendo sua alma, sua vida interior, reduzindo a representação de sua experiência. É um habitante de um tempo e um espaço retalhados e ao mesmo tempo acelerados; ele não mais tem tempo para constituir sua alma.

Ele afoga num fluxo e num turbilhão de mídias seus estados de alma , antes que formule qualquer palavra, assim seu poder de representação mental, se anula.
As imagens captam suas angústias e seus desejos e suspendem seus sentidos.
Nos tornamos zumbis, cruéis e sem remorso.
A autora questiona e tenta responder como a Psicanálise pode ainda ser eficiente com os novos tipos de paciente. Ela enfatiza que a Psicanálise pode ser um dos raros lugares , preservados, de mudança e surpresa: isto é “de vida”.
Comments