top of page

TERAPIA

ONLINE

A Pandemia de Coranavirus nos levou ao distanciamento social, evitando contatos que podem esperar. É uma situação que pode agravar os quadros depressão, ansiedade e angústia. Mas mesmo nestes momentos de estresse e ansiedade, podemos tomar medidas positivas para garantir nossa saúde mental.


Dezenas de especialistas em Psicologia tem estudado as emoções e disponibilizam algumas dicas de como podemos lidar com a situação atual, mesmo em situação de isolamento. A sensação de estarmos parados e acuados, com medo, será superada, com algumas ações:

1. Distraia-se
Os pensamentos negativos ficam circulando em nossa mente, automaticamente. Ficamos ruminando pensamentos ruins. Ao distrair-se com alguma atividade que dê prazer, sua mente se ocupará com o prazer da ação


2. Meditar
Esta recomendação está presente em todas as listas, mas nem todas as pessoas conseguem meditar e afastar os pensamentos negativos. Nossa mente é invadida por sentimentos ruins. Mas praticar a quietude e a respiração consciente, percebida, por alguns segundos, podem ajudar.


3. Atualize suas informações
A ansiedade é tão grande que não conseguimos ficar sem observar as notícias, pelas mídias. Porém se ficarmos conectados em busca de informações o tempo todo será pior. Escolha um ou dois sites que você confia e, de vez em quando, verifique a situação para que sua ansiedade diminua. Não exija demais de você, por exemplo, prometendo zero de acesso às mídias.


4. Concentre-se nas pequenas coisas
Arrumar sua casa. Brincar com seus filhos. Por em ordem suas gavetas. Cozinhar. Ler. Escrever. Este tipo de atividade traz felicidade. Tente, você vai gostar.


5. Exercícios
Cuidar do corpo e da saúde em casa pode ser prazeroso e desafiador. Exercite-se usando sua criatividade, fazendo os exercícios que goste, com os recursos que você tem em sua residência.


Trabalhar em casa ou férias? Workcation.

coronvirus.jpg
meditacao.jpg
brincar com filhos.jpg
home office psicologo.jpg

Talvez você também tenha que trabalhar em casa, home office. Agora o desafio é conciliar suas atividades para redução da ansiedade com a demanda do trabalho.


Percebeu a oportunidade? Trabalhar como se fosse férias (workcation). Sem cobrança pessoal, no horário que você prefere.


1. Não leve tão a sério suas demandas. O Planeta está em outro ritmo, em outra velocidade. Não exija uma eficiência que você só poderia alcançar se estivesse com todos os recursos do seu escritório.

2. Já que tem que trabalhar, se organize. Mas é uma sugestão de organização não muito rígida. Senão vem mais doses de ansiedade. Procure uma organização na qual você possa conciliar sua estrutura com as necessidades do trabalho. O cachorrinho latindo, as crianças interrompendo, farão parte deste novo cenário. Que tal curtir um pouco?
 

3. Relaxe se não estiver conseguindo evitar distrações, desejos de mais um café,desejos de levantar-se e conversar com os filhos e com a esposa, serão bem vindos neste momento. A adaptação irá ocorrer com o tempo. Não faça desta situação mais uma fonte de sofrimento. Lembre-se: seu chefe está na mesma situação, se não estiver pior.


4. Não saia de casa. Veja o paradoxo. Não deveríamos ser mais felizes em nossas casas? Com as nossas famílias? Longe da pressão corporativa? Sei que normalmente não temos a menor noção da rotina da nossa casa. Pode ser uma oportunidade de maior reconhecimento por quem passa o dia cuidando de tudo.


Acredite, são dicas simples, mas que podem fazer a diferença nesta fase. Vamos experimentar o atendimento online?

 

Estou usando o Whereby.com e percebi que a qualidade do som e da imagem são excelentes e garantem sua privacidade e segurança.

 

A distância, o isolamento e a quarentena, não vão nos separar. Com frequência conversamos sobre a solução estar na palavra. Pode ser inclusive via vídeo. Entre em contato. Também preciso praticar todas estas dicas e falar com você tornará esta fase muito mais leve.

Quer saber mais? Deixe seus dados e em breve retornarei.

logo whereby.png
bottom of page